TRIBUNAL DE JUSTIÇA – REVISOR JUDICIÁRIO
Concurso TJ/MG 2022 – Edital publicado com as seguintes informações. Data da prova 04 de dezembro de 2022 Organizadora – IBFC Vagas para Analista Judiciário – Advogados O Approbare oferece …
Ementa
Concurso TJ/MG 2022 – Edital publicado com as seguintes informações.
Data da prova 04 de dezembro de 2022
Organizadora – IBFC
Vagas para Analista Judiciário – Advogados
O Approbare oferece curso completo – Básico ou geral e específica
As inscrições neste preparatório, podem ser efetuadas diretamente pelo site www.approbare.com.br ou através do WhatsApp: (31) 98475-3752.
Após efetivada a inscrição, o Approbare irá disponibilizar ao aluno o login de acesso a plataforma das aulas, que são gravadas e possuem acesso ilimitado até o dia da prova. Também será ofertado material impresso (Lâminas em PowerPoint para acompanhamento pedagógico) sem custo adicional, entregue na secretaria do curso mediante agendamento.
Secretaria: Rua Rio Grande do Sul, 697, sala 1004 – Barro Preto – Belo Horizonte/MG.
A coordenação estará disponível para esclarecer dúvidas e demais orientações sobre a dinâmica do curso, através do Whatsapp: (31) 98475-3752.
Conteúdo Programático Nível Médio e Superior
Básico ou Geral –
Português – Redação Discursiva Prof. Lucas Ambrósio e Fabio Junio Mesquita
Informática – Fernando Ribeiro
Raciocínio Lógico – Profa. Ana Paula Mesquita
Link para o edital: https://ibfc.org.br/concurso/concurso_selecionado/401
Esboço didático pedagógico dos cursos
Total de aulas gravadas previstas do conteúdo programático,– 180 aulas
Material complementar – suporte pedagógico
Aulas por vídeo conferência
Exercícios com gabarito
Exercícios comentados
Monitória online
Textos ou resenhas
Redação 03 com correção – acompanhamento do prof. De português
Aulão presencial véspera da prova.
Conecte e inscreva-se diretamente pelo site www.approbare.com.br ou através do WhatsApp: (31) 98475-3752.
Após efetivada a inscrição, o Approbare irá disponibilizar ao aluno o login de acesso a plataforma das aulas, que são gravadas com acesso ilimitado até o dia da prova.
Lembramos que o acesso a biblioteca só será possível mediante a inscrição!
A coordenação estará disponível para esclarecer dúvidas e demais orientações sobre a dinâmica do curso, através do Whatsapp: (31) 98475-3752.
Módulo básico:
Português
Informática
Raciocínio Lógico
Específica para Revisor Judiciário:
Indução, dedução e silogismo (Causa, consequência, raciocínio dedutivo e indutivo);
- Parágrafo como unidade de composição (parágrafo e frase, parágrafopadrão, extensão do parágrafo, diferentes feições do tópico frasal);
- Características gerais da textualidade (intencionalidade, informatividade, aceitabilidade, situacionalidade e intertextualidade);
- Coerência e coesão textual;
- Ordem, ênfase e clareza (impessoalidade, precisão e objetividade);
- Organização da frase: ordem direta e ordem inversa;
- Adequação de parágrafos prolixos ou de frases fragmentadas (desdobramento e reconstrução de períodos);
- Noções de edição (preparação de textos destinados à publicação);
- Ambiguidades e outros vícios de linguagem;
- Vozes verbais;
- Uso correto de formas nominais, infinitivo, gerúndio e particípio;
- Paralelismo sintático e paralelismo semântico;
- Termos, expressões e construções utilizadas em textos jurídicos e administrativos (Há que + infinitivo, Se não / senão; A princípio / em princípio; A par de / ao par de; À unanimidade/Por unanimidade, etc..);
- Problemas de caráter morfológico, sintático e semântico recorrentes na produção textual (dúvidas e dificuldades da Língua Portuguesa);
- Adequação vocabular; 20/01/2022 11:41 SEI/TJMG – 7688684 – Edital https://sei.tjmg.jus.br/sei/controlador.php?acao=documento_imprimir_web&acao_origem=arvore_visualizar&id_documento=8724282&infra_sistema=100000100&infra_unidade_atual=100003516&infra_hash=b71… 70/140
- Noções de técnica legislativa e sistemática das leis (artigos, parágrafos, incisos e alíneas);
- Normas técnicas de acordo com especificações da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), tais como indicação de fontes, formatação, referências e anexos).
REFERÊNCIAS 1 – GARCIA, Othon Moacir. Comunicação em prosa moderna. 2. ed. 4. tiragem, Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1973. 502 p.; 2 – VAL, Maria da Graça Costa. Redação e textualidade. 3.ed São Paulo: Martins Fontes, 2006. 133 p., il. (Texto e linguagem); 3 – BRASIL. Manual de Redação da Presidência da República. 3ª. edição, revista, atualizada e ampliada pela Subchefia para Assuntos Jurídicos da Casa Civil da Presidência da República;. 4 – CEGALLA, Domingos Paschoal. Dicionário de dificuldades da língua portuguesa. 3. ed. Rio de Janeiro: Lexikon, 2009. Observação: . As leis federais podem ser acessadas no sítio eletrônico da Presidência da República (http://www4.planalto.gov.br/legislacao) . As leis estaduais podem ser acessadas no sítio da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais (https://www.almg.gov.br/consulte/legislacao). . As normas do TJMG podem ser acessadas no sítio eletrônico do Tribunal (http://www.tjmg.jus.br/portal-tjmg/atos-normativos).